Clareamento Dental

Clareamento dental: como funciona e quais são os tipos

Ilumine seu sorriso com as técnicas avançadas de clareamento dental do Dr. Gustavo Belligoli e redescubra a confiança de sorrir sem reservas.


Com o passar do tempo, os dentes vão escurecendo por diversos fatores, como alimentação, tabagismo, uso de medicamentos e envelhecimento natural. O clareamento dental é um procedimento estético que te ajuda a recuperar a cor natural dos dentes.


 A preocupação com a aparência dos dentes tem feito com que cada vez mais pessoas busquem alternativas para melhorar a disposição e até a coloração de sua arcada dentária. O clareamento dental é um dos procedimentos estéticos mais procurados e praticados nos consultórios de especialistas nessa área.


O clareamento dental é um procedimento seguro e eficaz, que pode ajudar a melhorar a autoestima e a confiança de quem deseja ter um sorriso mais branco.


Com o clareamento profissional do Dr. Gustavo, você não só alcança um sorriso visivelmente mais branco, mas também desfruta de um tratamento personalizado que respeita a saúde e a integridade dos seus dentes.


Veja abaixo quais são os tipos de clareamento e agende sua consulta.

O clareamento dental é uma técnica odontológica que trabalha com a coloração da arcada dentária, tornando o sorriso do indivíduo mais claro, jovem e brilhante. Qualquer pessoa que não apresente situações clínicas atípicas (como alguma doença ou gestação) pode procurar realizar essa técnica para melhorar o aspecto de seu sorriso. O tratamento é indicado, preferencialmente, a partir dos 18 anos, mas pode ser conduzido em jovens que já apresentem a dentição permanente completa com o acompanhamento de um profissional.

O clareamento dental pode ser realizado de duas maneiras diferentes: em casa ou em consultório.

O primeiro, como o próprio nome já diz, é realizado no ambiente da casa do paciente, com a aplicação de um gel na arcada dentária com o auxílio de moldes personalizados do indivíduo. A supervisão de tempo de aplicação e horário é feita pelo paciente, que deve seguir as orientações do odontologista que receitou o tratamento. Por esse motivo, os géis utilizados nas aplicações caseiras são mais suaves e de efeito mais lento, devendo ser realizado por um período maior do que o tratamento de consultório.

O segundo, feito em consultório, é realizado com o uso de géis e outros compostos mais concentrados, que são aplicados no dente com o acompanhamento do odontologista e ativados com o auxílio de uma luz pulsante. A vantagem desse tratamento é que o profissional pode acelerar a velocidade das reações químicas nos dentes de acordo com a evolução e a tolerância do paciente, dando ao método um resultado mais rápido do que quando realizado em casa.

Outro sistema de clareamento que tem ganhado destaque nos consultório odontológicos é o chamado Zoom, que conta com um rigoroso processo de proteção dentária e dos tecidos ao redor da arcada, além de um gel específico para responder à ação de uma fonte de luz de altas doses de energia. Nesse método, o resultado do clareamento pode ser entregue em até 45 minutos de consulta, sem nenhum tipo de desconforto para o paciente.

São raros os casos de lesão nos dentes ou na gengiva após qualquer um dos métodos de clareamento. No consultório, especificamente, o dentista prepara uma proteção para a gengiva, evitando qualquer tipo de dano ao tecido. Os dentes, por sua vez, não sofrem com enfraquecimento da estrutura.

O que pode ocorrer é uma pequena sensibilidade aumentada durante o período do tratamento, que costuma cessar logo após o término das sessões. Para indivíduos com implantes ou próteses dentárias também não existe risco de aplicação dos géis de clareamento.

O clareamento, infelizmente, não é uma técnica que tem resultado eterno, já que os dentes estão sempre suscetíveis a novas colorações ocasionadas por alguns alimentos, pelo uso de tabaco e até pelo envelhecimento. Por esse motivo, é preciso estar atento aos prazos de duração da técnica: em um indivíduo pouco exposto a fatores que contribuem com a coloração do dente, a técnica de clareamento pode chegar a durar até cinco anos, porém, o prazo médio varia entre dois e três anos para indicação de realização de uma próxima aplicação. 

Venha conhecer o Consultório Odontológico e fazer uma avaliação!

Entre em contato conosco!

Entre em contato, nossa equipe está pronta para te atender.